Importância de Escolher os Fornecedores Certos
A sobrevivência de um negócio depende essencialmente de dois fatores: clientes e fornecedores. Há uma tendência em acreditar que os clientes sozinhos são suficientes para garantir a lucratividade de um negócio. Não é verdade! A seleção de fornecedores também desempenha um papel importante. Atuando em mercados cada vez mais competitivos e complexos, as empresas devem se cercar de parceiros de qualidade para obter uma vantagem competitiva por meio de produtos inovadores, boa reputação e melhor satisfação do cliente. A boa escolha de fornecedores permite que você chegue lá. A qualidade dos serviços ou produtos que você oferece e, portanto, a satisfação de seus clientes, está intimamente ligada aos seus fornecedores. A pesquisa e a seleção de fornecedores não devem, portanto, ser negligenciadas. Não só garantem a continuidade de suas atividades, mas também impactam na imagem da sua marca e seu faturamento.Critérios para a Seleção de Fornecedores
Para encontrar os melhores fornecedores, vários critérios precisam ser levados em consideração:- Preço - têm um impacto direto na lucratividade e margem de ganhos da empresa. Atenção, é necessário levar em consideração o custo de compra, mas também os custos associados ao uso, cuidado, manutenção ou reciclagem do produto;
- Prazos (de entrega e de pagamento) - é necessário escolher fornecedores que sejam capazes de cumprir os prazos e entregar rapidamente. O prazo de pagamento é outro critério importante a ser levado em conta na escolha de fornecedores. Prazos mais longos permitem que você tenha mais flexibilidade no seu fluxo de caixa;
- Qualidade - certificações, padrões e avaliações de clientes em sites de comparação e classificação podem lhe dar pistas sobre a qualidade do fornecedor;
- Saúde financeira da empresa - antes de assinar um contrato com um fornecedor, lembre-se de verificar sua solvência (resultados financeiros, fluxo de caixa ou se há algum processo judicial em andamento). A saúde financeira de um fornecedor pode ter um impacto significativo em sua cadeia de suprimentos;
- Reputação e confiabilidade - verificar se o fornecedor incorpora os valores e crenças da sua empresa (como respeito ao meio ambiente, compras responsáveis, não discriminação, combate à corrupção, etc). Um fornecedor que tem má reputação, pode manchar a imagem do seu negócio;
- Serviços associados - alguns tipos de compras exigem acompanhamento após a venda. Portanto, é necessário dar prioridade a fornecedores que possam oferecer serviços pós-venda, solução de problemas, assistência técnica, etc;
- Intermediários ocultos - verificar o número e a qualidade dos intermediários ocultos, ou seja, terceiros envolvidos na cadeia de suprimentos, pois eles provavelmente terão impacto nas atividades da empresa.
Critérios Modernos de Seleção de Fornecedores
Hoje, não estamos mais satisfeitos com os critérios tradicionais de seleção. Novos fatores devem ser integrados ao processo, alinhados à realidade atual. Esses critérios incluem:- Inovação - escolha prestadores de serviços cuja proposta de valor garanta que as especificações os incentivem a criar soluções inovadoras. Elas podem trazer valor agregado real para o seu negócio;
- Critérios ambientais e sociais - critérios como origem dos produtos, matérias-primas, condições de produção e envio são ainda mais importantes se você tiver decidido implementar uma política de compras responsável. Aos olhos dos clientes, se os fornecedores têm uma má reputação em termos de responsabilidade social e ambiental, isso terá um impacto na sua reputação.