O que Significa Prazo de Validade?
A validade de um produto indica até quando ele se mantém em condições adequadas para seu consumo ou uso, garantindo a qualidade e a segurança perante os seus consumidores. Quando um produto atinge seu prazo de validade, sua integridade pode ser comprometida, tornando-o inadequado para venda ou consumo. Deixar que isso aconteça pode resultar em perdas financeiras substanciais para a empresa.Gestão de Estoque - Importância do Controle dos Prazos de Validade
Uma gestão eficiente de estoque e o controle dos prazos de validade dos produtos é um elemento essencial para qualquer indústria que deseja preservar sua imagem no mercado, especialmente aquelas que lidam com produtos perecíveis, como alimentos, medicamentos e produtos cosméticos. Um estoque desorganizado e superlotado pode aumentar as chances de perda de produtos e os vencimentos passarem despercebidos. Manter um sistema de gestão de estoque eficiente, com monitoramento regular e ajustes necessários, ajuda a evitar o acúmulo de mercadorias vencidas. Realizar inventários regulares focados nas datas de validade dos produtos ajuda a identificar produtos próximos da data de vencimento. Isso permite que a empresa tome medidas preventivas para vendê-los antes que se tornem inutilizáveis. Ou seja, uma adequada gestão de estoque possibilita evitar o acúmulo de produtos em gôndolas e no estoque, desse modo evitando que a mercadoria fique muito tempo parada, correndo o risco de ultrapassar o prazo de validade e impedir a venda.Como Realizar o Controle de Validade?
Assim como na gestão de estoque, o controle de validade na venda de produtos significa buscar formas de vender os produtos antes da perda do prazo indicado para consumo. Dessa forma, é preciso:- Inventariar o estoque com levantamento da data de validade dos produtos;
- Utilizar um sistema de gestão;
- Manter o estoque atualizado;
- Organizar frequentemente as prateleiras;
- Realizar o monitoramento das movimentações em loja;
- Estabelecer programas de redução de perdas, com metas e premiações;
- Criar promoções.