Método FEFO. As empresas que vendem produtos perecíveis devem ter um método de gestão de estoque para garantir que os produtos sejam organizados da forma mais eficiente possível, evitando perdas e devoluções relacionadas com o prazo de validade. Um dos métodos de gestão de estoque mais utilizados em empresas com produtos perecíveis é o método FEFO, do inglês "First Expire – First Out", ou em português “o primeiro que vence é o primeiro que sai”. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre este método de gerenciamento, seus benefícios e como o AltaBoards pode ajudar em sua implementação.

Em que Consiste o Método FEFO

FEFO é um método de gestão de estoque que consiste em organizar as atividades do armazém de forma que seja dada prioridade de saída aos produtos com prazo de validade anterior. Ou seja, o produto que expira primeiro é o primeiro a ser consumido ou distribuído. Desta forma, mantemos a qualidade dos produtos e evitamos custos extras com produtos vencidos, reduzindo o risco de produtos estragados. No setor de alimentos e bebidas é muito comum a utilização do método FEFO para gestão de armazéns, a fim de proteger a qualidade e segurança de produtos como laticínios, carnes, frutas, vegetais... Da mesma forma, é amplamente utilizado no setor farmacêutico para evitar o consumo e distribuição de produtos vencidos. Concluindo, a implementação de um método FEFO para produtos perecíveis com prazo de validade ajuda a proteger a saúde e a segurança do consumidor.

Benefícios

O FEFO é o método mais utilizado por empresas de setores como alimentar, cosmético ou farmacêutico porque estas empresas devem controlar continuamente o prazo de validade dos produtos, para evitar erros e reduzir riscos. Esta técnica oferece vantagens consideráveis ​​na gestão e organização de estoques. As principais vantagens do método FEFO são descritas abaixo:
  • Reduzir o desperdício de produtos: Usar e distribuir produtos com prazos de validade anteriores ajuda a evitar que expirem no armazém, resultando em menos desperdício;
  • Manter a qualidade do produto: O método FEFO protege as condições ideais dos produtos que serão vendidos;
  • Ajuda a cumprir os regulamentos: Em setores fortemente regulamentados, esta técnica ajuda a cumprir as rigorosas regras e regulamentos em vigor relacionados à segurança e qualidade dos produtos;
  • Maior giro de estoque: O método FEFO promove o giro de estoque, o que ajuda a conseguir um alto fluxo e movimentação de produtos no armazém;
  • Aumento da satisfação do cliente: Garantir que os produtos entregues ou vendidos sejam frescos e de boa qualidade aumenta a satisfação do cliente.

Método FEFO Passo a Passo

Para implementar o método FEFO em armazéns, devem ser executados os seguintes passos:
  • Organização e rotulagem dos produtos: Os produtos devem estar claramente etiquetados e identificados desde o momento da sua chegada até à saída do armazém.
  • Realizar sistemas de gestão de estoque: É fundamental que o estoque seja registrado e atualizado no inventário, incluindo todas as informações necessárias para a correta distribuição dos produtos.
  • Armazenamento por prazo de validade: Os novos produtos são armazenados atrás dos existentes para que durante o processo de separação sejam escolhidos os produtos com prazo de validade mais próximo.
  • Monitoramento e modernização: Uma vez instalado o método FEFO, é muito importante monitorar a eficácia, fazer os ajustes necessários e revisar e atualizar as datas de vencimento sempre que possível.

Implementando o Método FEFO com o AltaBoards

A gestão eficiente de estoque com o método FEFO pode ser otimizada com o uso de ferramentas tecnológicas como o AltaBoards. Veja a seguir como o software se destaca com uma abordagem eficaz:
  • Centralização de Informações - Com a plataforma, é possível manter um registro organizado de todos os produtos, suas datas de vencimento e o histórico de saídas. Isso facilita o acesso as informações necessárias para a aplicação do método FEFO.
  • Alertas Automáticos - O AltaBoards oferece a funcionalidade de alertas automáticos, o que significa que a equipe responsável pelo estoque é notificada antecipadamente sobre os produtos próximos do vencimento, permitindo que sejam priorizados nas atividades de distribuição e consumo. Isso reduz significativamente o risco de produtos expirados e desperdício.
  • Monitoramento em Tempo Real - A plataforma permite acompanhar a movimentação dos produtos, identificar padrões de consumo e ajustar estratégias conforme necessário. Isso é essencial para garantir que o método FEFO seja aplicado de forma eficiente e que os produtos com prazo de validade próximo sejam adequadamente gerenciados.
  • Relatórios em Tempo Real - Esses relatórios fornecem insights valiosos para a tomada de decisão identificando áreas de melhoria.
O método FEFO é uma estratégia poderosa para a gestão de estoque de produtos perecíveis, contribuindo para a redução de desperdício, a manutenção da qualidade dos produtos e o aumento da satisfação do cliente. E sua eficácia pode ser maximizada com o uso do AltaBoards. Com essa combinação, as empresas podem garantir uma gestão de estoque eficiente e alinhada com as melhores práticas do mercado.
Mais informações sobre este assunto na Internet: